Posicionamento Sustentável

Sustentabilidade

Uma das principais preocupações da  Trevo Alimentos é o meio ambiente, por isso a empresa é licenciada pela FEAM - Fundação Estadual do Meio Ambiente, e tem a preocupação com a preservação do meio ambiente e o tratamento de resíduos produtivos. 

Meio Ambiente é um assunto tão importante para a Trevo que a empresa criou a CIMA (Comissão Interna do Meio Ambiente), uma comissão formada pelos colaboradores da empresa e liderada por uma Engenheira Florestal, especializada em Ciência do Meio Ambiente. 

A CIMA estabelece programas de treinamento e conscientização dos funcionários, no que diz respeito à utilização e preservação dos recursos naturais. A empresa faz isso através de eventos, reuniões e palestras a todos os colaboradores, além da Semana Interna do Meio Ambiente (SIMA), uma semana inteira em prol do meio ambiente. 

O objetivo deste trabalho ambiental é promover não só a conservação dos recursos naturais como também a recuperação da área da empresa e ainda participar como parceiro de programas desenvolvidos por iniciativas municipais - iniciativas de ONG’s ou de instituições públicas.
Como parte da preservação do meio ambiente e recursos naturais podem destacar as ações:

- Redução no consumo de insumos energéticos
- Economia do consumo de água
- Coleta seletiva e reciclagem de até 95% dos resíduos sólidos
- Implantação de área verde e pomar nas instalações
- Construção da própria estação de tratamento de efluentes

Política de qualidade

A Trevo Alimentos é uma empresa que produz produtos com qualidade e segurança alimentar, visando a satisfação dos nossos clientes internos e externos, a saúde e segurança dos nossos colaboradores, o bem estar da sociedade e a preservação do meio ambiente, almejando a melhoria contínua dos produtos, processos e o crescimento sustentável do negócio.

 

PARCERIA TREVO ALIMENTOS E SESC

 

                                                                                                                                                                  imagem

 

 

A Trevo Alimentos possui uma parceria com o Sesc MG com o programa Mesa Brasil. É um programa de segurança alimentar e nutricional, composto por ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos.

Ou seja, ele busca o que sobra em empresas parceiras, depois entrega onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício e, de outro, reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos.

Atuando em Minas desde 2003, o Programa conta com três unidades, estrategicamente localizadas em regiões diferentes do Estado: uma em Belo Horizonte, na região Central; outra em Montes Claros, no Norte de Minas; e também em Uberlândia, no Triângulo.

 O Programa tem na parceria com doadores, instituições sociais e voluntários a base de sua sustentação. Para a empresa doadora, é uma oportunidade de ampliar sua responsabilidade social e cidadania corporativa e obter também uma redução de custos com operações de logística e eliminação de produtos sem valor comercial.

Além disso, recebe isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI e do Imposto sobre Circulação e Mercadorias e Serviços - ICMS para produtos e serviços doados. Ações educativas e geração de renda Além das ações de distribuição de alimentos excedentes, o Mesa Brasil Sesc também oferece ações educativas. Treinamentos constantes são fornecidos para as empresas doadoras, durante a separação e coleta dos alimentos, e para as instituições atendidas, que aprendem técnicas de aproveitamento integral dos alimentos e boas práticas no manuseio, conservação e na preparação dos alimentos, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a alimentação do público atendido.

 Os funcionários das instituições atendidas pelo Programa ainda participam de oficinas, que, futuramente, podem se tornar uma possibilidade de complementação de renda, gerar crescimento pessoal e social e, também, contribuir para a autonomia dos participantes.

As ações educativas são desenvolvidas permanentemente e tem como foco temas que abordam o combate à fome e ao desperdício de alimentos, a higiene no preparo das refeições, a educação alimentar, a cultura contra o desperdício, a inclusão social e a auto sustentabilidade das instituições sociais. Resultados Todo o trabalho realizado pelo Programa tem alcançado milhares de pessoas.

Em 2015, foram arrecadados 2.658.585 quilos de alimentos. Com isso, foi possível contribuir com a complementação de aproximadamente 28,5 milhões de refeições em Minas Gerais, beneficiando 1.458.807 pessoas. No mesmo período, 766 instituições sociais, na capital e no interior do Estado, já foram beneficiadas pelas ações do Programa de segurança alimentar do Sesc, tanto pelas doações quanto pelas 599 ações educativas, que tiveram 10.149 participantes de diversas faixas etárias. Vale lembrar que todo esse trabalho é fruto do esforço dos 434 voluntários do Programa e das 199 empresas doadoras parceiras.